Centro Terapêutico Integrado à Natureza
|
Novidades
|
`
Sobre Dr. Luiz Cantoni
Sou apaixonado pela minha família e pela vida que construí em busca do aperfeiçoamento na música o meu prazer e minha profissão. Aprendendo sempre com os professores amar o estudo e tudo aquilo que traz luz às nossas dificuldades. Hoje aplico em meus clientes o que pude evoluir em mim, o prazer de usar meus dons para ajudar os outros a equilibrar sua felicidade.
Dr. Luiz Alian Cantoni
Os parâmetros mais comuns para a análise das diferenças da voz falada e cantada são respiração, ressonância e projeção de voz, qualidade vocal, articulação dos sons da fala, pausas e postura.
Neste momento estamos preocupados com um profissional diferenciado, ou seja, aquele que ao produzir sua voz profissional, tem nela seu instrumento básico de trabalho.
Não existe uma definição aceitável de voz normal, por falta de padrões ou limites definidos, e, portanto, o conceito mais correto é o de voz adaptada, ou seja, em que a pessoa (ou trabalhador) demonstra estabilidade e resistência ao uso específico, laborativo e/ou social, que habitualmente faz da voz.
Questões específicas da avaliação ORL de Cantores
Você identifica um ou mais dos sintomas abaixo? Acesse aqui o questionário completo e faça uma auto avaliação.
-
- 1. Percebe algum aspecto no quadro clínico geral que possa inspirar cuidados especiais em relação à atividade do canto?
-
- 2. São normais o aspecto e a função das fossas nasais, septo, cornetos, boca, língua, palato, faringe, amígdalas e ouvidos? Parece normal a ATM?
-
- 3. São normais o aspecto e a mobilidade da laringe, epiglote, bandas ventriculares, seios piriformes, aritenóides e pregas vocais?
- 4. A coaptação é eficiente nos registros de peito e cabeça/falsete? É eficiente em relação à intensidade (forte e suave)?
Questionário de Auto avaliação da Saúde Vocal
Você utiliza a voz de forma profissional?
Acesse o questionário aqui específico para professores, podendo ser adaptado para demais profissões que utilizem a voz.