Acupuntura
A acupuntura é um método de tratamento com aplicação de agulhas em pontos específicos da superfície corporal desenvolvido na China há milhares de anos e baseado em conceitos filosóficos (Taoísmo), teorias energéticas (Yin/Yang) e fluxo de energias (Qi) que percorrem o corpo (meridianos). A aplicação de agulhas poderia alterar esse fluxo de energia e influir na melhora da saúde física e mental.
A acupuntura é um dos métodos utilizados na Medicina Tradicional Chinesa que incluem também o Tui Na (massagens nos pontos dos meridianos), moxabustão (aplicação de calor nos pontos pela queima da erva medicinal Artemisia), ventosaterapia (aplicação de ventosas), fitoterapia chinesa (utilização de ervas e medicamentos de origem animal e mineral), dietoterapia chinesa (uso de alimentos naturais para a promoção da saúde) e práticas físicas (exercícios e meditação como o Chi Kung e Tai Chi Chuan). Todas estas técnicas se baseiam nos mesmos conceitos filosóficos e de fluxo de energia.
A visão médica ocidental da acupuntura é que a introdução local da agulha promove uma reação neurológica (excitação local de terminações nervosas e liberação de neurotransmissores no sistema nervoso central) e uma reação imune (liberação de imunomoduladores) agindo no controle da dor, na inflamação e no sistema nervoso autônomo. Existem momentos que as dores surgem limitando a repetição dos exercícios criando âncoras de limites. Assim devemos contar com o bloqueio imediato dos exercícios e aplicação de acupuntura.