Terapias

Atividades, palestras, imersões e terapias

Fonocirurgia por Microcirurgia da Laringe

As duas membranas que fecham a entrada e saída de ar dos pulmões são chamadas pregas vocais. Em ordem das funções, primeira função as pregas vocais servem para proteger as vias aéreas da entrada de líquidos ou alimentos durante a deglutição, também servem para o mecanismo de tosse para eliminar secreções de dentro das vias aéreas, e em terceira função é a de fonação. O mecanismo de produção do som ocorre quando as pregas vocais fechadas sofrem pressão de fluxo de ar constante vindo dos pulmões, iniciando ciclo vibratório simétrico e harmônico, produzindo pulsos sonoros em frequências oscilantes com a tensão da musculatura laríngea, com a articulação destes harmônicos pela faringe, cavidades nasais, paranasais e oral, para serem projetados em som organizado com palavras que com definição de inteligência comunicativa entendemos a voz humana.

Leia mais

Tireoplastia

Pacientes com perda de voz súbita sem melhora após dois meses depois de cirurgias cervicais com lesão do nervo laríngeo recorrente. Também casos de sulco vocal, estria maior com cansaço vocal intenso e fenda fusiforme anteroposterior. As duas membranas que fecham a entrada e saída de ar dos pulmões são chamadas pregas vocais. Em ordem das funções, primeira função as pregas vocais servem para proteger as vias aéreas da entrada de líquidos ou alimentos durante a deglutição, também servem para o mecanismo de tosse para eliminar secreções de dentro das vias aéreas, e em terceira função é a de fonação. O mecanismo de produção do som ocorre quando as pregas vocais fechadas sofrem pressão de fluxo de ar constante vindo dos pulmões iniciando ciclo vibratório simétrico e harmônico produzindo pulsos sonoros em frequência oscilantes com a tensão da musculatura laríngea, com articulação destes harmônicos pela faringe, cavidades nasais, paranasais e oral, para serem projetados em som organizado com palavras que com definição de inteligência comunicativa entendemos a voz humana. Quando existe uma paralisia da prega vocal, gerando fechamento incompleto o fluxo de ar não permite o fenômeno de vibração, deixando fenda grande entre as membranas das pregas vocais. Não há pulso sonoro gerado, exigindo maior tensão da musculatura de articulação e projeção para sustentação dos fricativos produzirem efeito na projeção e inteligibilidade das palavras.

Leia mais

Septoplastia

A parede osteocartilaginosa que divide as fossas nasais é chamada septo nasal. Durante o crescimento facial as estruturas cartilaginosas e ósseas sofrem influência da pressão das conchas nasais nas crises de obstrução nasal, desorientando o crescimento retilíneo com encaixe das estruturas. Nas fases de crescimento rápido pode haver o aparecimento de esporões que são espiculas osteocartilaginosas, que podem pressionar as conchas nasais provocando obstrução nasal, ressecamento da mucosa com fissuras gerando sangramento de repetição e crostas, além de intensas dores de cabeça do mesmo lado.

Leia mais

Turbinoplastia

As conchas nasais dividem as fossas nasais em meatos que direcionam o fluxo de ar para regiões diferentes das vias aéreas e também são chamadas de cornetos. São responsáveis pelo aquecimento do ar nas temperaturas mais frias e também na umidificação do ar. Nas crises alérgicas podem obstruir completamente os meatos perdendo a capacidade de reduzir seu tamanho gerando acúmulo de secreção nos meatos, dificultando a drenagem dos seios da face.
No ato da consulta durante o exame físico, se realiza a rinoscopia anterior, que permite a visualização direta da entrada das cavidades nasais, permitindo observar as alterações próximas da ponta nasal. Com a fibra óptica flexível de 4 mm conseguimos monitorar com câmera as alterações mais profundas na parte posterior da cavidade nasal até a rinofaringe através do exame de Nasofibroscopia.

Leia mais

Sinusectomia

As conchas nasais dividem as fossas nasais em meatos que direcionam o fluxo de ar para regiões diferentes. No meato entre as conchas inferiores e médias existe um estreito canal delimitado pelo processo unciforme da maxila, responsável pela aeração do seio maxilar. Pessoas com processo alérgico crônico podem sofrer alteração da mucosa com degeneração polipoide e podem obstruir completamente os meatos com acúmulo de secreção, dificultando a drenagem dos seios da face, gerando obstrução e consequentes inflamações e infecções de repetição.
No ato da consulta durante o exame físico se realiza a rinoscopia anterior que permite a visualização direta da entrada das cavidades nasais, permitindo observar as alterações próximas da ponta nasal. Com a fibra óptica flexível de 4 mm conseguimos monitorar com câmera as alterações mais profundas na parte posterior da cavidade nasal até a rinofaringe através do exame de Nasofibroscopia.

Leia mais

Amigdalectomia

As células do sistema de defesa são produzidas nas glândulas chamadas amígdalas. Estas glândulas nas vias aéreas superiores, são organizadas em aglomerados regionais, que compõem o anel linfático de Waldeyer. Quando estas glândulas sofrem inflamação e infecção existe certo grau de necrose seguido de cicatriz com fibrose, gerando aumento do volume da glândula com pontos de retração. Com esta irregularidade, as cavidades acumulam descamação epitelial, formando tecido necrótico, que gera infecções de repetição com processo progressivo. Assim a glândula que tinha função primaria de defesa passa a ser órgão doente com infecções de repetição.
Com o paciente em decúbito dorsal horizontal e hiperextensão cervical é introduzido abridor de boca com abaixador de língua. Colocação de gazes ancoradas para proteção das vias aéreas inferiores. Realizada incisão no pilar anterior com dissecção no plano entre o músculo e a amígdala, liberando toda a glândula do ápice até a base da língua. Após exérese da glândula é realizada sutura dos pontos sangrantes.

Leia mais

Palatoplastia

O palato é dividido em palato mole e palato duro. O palato mole é sustentado pelo músculo elevador do palato, que é responsável pelo fechamento entre o palato e a faringe durante a deglutição para evitar o refluxo nasal. Quando existe flacidez do palato mole por sustentar as amígdalas hipertrofiadas ocorre a vibração durante o sono gerando ronco. Em alguns casos onde há o colabamento pode haver apneia e muita dificuldade de manter o sono prolongado.
Com o paciente em decúbito dorsal horizontal e hiperextensão cervical é introduzido abridor de boca com abaixador de língua. Colocação de gazes ancoradas para proteção das vias aéreas inferiores. Realizada incisão no pilar anterior com dissecção no plano entre o músculo e a amígdala, liberando toda a glândula do ápice até a base da língua. Após exérese da glândula é realizada exérese do excesso de mucosa do palato mole com sutura para fixação e sustentação do palato mole.

Leia mais

Palestras

Em breve…

Find Your Voice, Encontre sua voz

No espaço OrquidarioMucuripe em Cotia, perto do Templo Zu Lai. Técnica que promove o aperfeiçoamento de sua voz através de imersão na natureza. Desenvolvido e aperfeiçoado pelo Dr. Luiz Alian Cantoni que uniu todo o seu conhecimento foniátrico à prática da medicina indiana – Ayurvédica/Osho.

Republica do canto

No espaço OrquidarioMucuripe em Cotia, perto do Templo Zu Lai. Técnica que promove o aperfeiçoamento de sua voz através de imersão na natureza. Desenvolvido e aperfeiçoado pelo Dr. Luiz Alian Cantoni que uniu todo o seu conhecimento foniátrico à prática da medicina indiana – Ayurvédica/Osho.

AYTM Retiro e treinamento na Índia, 2018

Objetivo desta vivência e apresentar o trabalho da Yoga Massagem Ayurvédica, numa vivência intensiva de final de semana, onde elementos básicos da Yoga Massagem serão aprendidos, de maneira a habilitar o participante a dar uma sessão completa de YMA, utilizando recursos iniciais da técnica.
Não é um curso profissionalizante, ou seja, não habilita ao exercício profissional com a YMA, uma vez que a técnica não será apresentada por completo, mas dará um entendimento no corpo, da sequência de uma sessão de YMA e desenvolverá a habilidade com as mãos, com o toque, trazendo consciência corporal e desenvoltura na execução de manobras básicas e iniciais da técnica. Com esse Curso, já será possível dar sessões, ainda não em caráter profissional, mas que permitirão aos participantes entenderem e vivenciarem a profundidade e o alcance terapêutico desse trabalho.

Para quem é indicado:
É indicado para pessoas que querem fazer a Formação completa, mas que gostariam de ter uma experiência inicial para entender e poder decidir com mais experiência e propriedade, sobre a sua participação no Curso de Formação, que acontecerá na India.
É indicado tanto para profissionais da área de Terapias Corporais, que buscam conhecer outros recursos terapêuticos, como para pessoas sem nenhuma experiência, que buscam um mergulho interior através do corpo, através da YMA, ou ainda pessoas interessadas em massagem, meditação, respiração consciente, buscando uma iniciação nessa área.

Saiba mais

Aperfeiçoamento Profissional da voz

Com a reabilitação das funções dos mecanismos de controle da voz, é possível aplicar o domínio técnico na prática profissional. Com instruções pontuais em método de transformação com visualização de gravações da execução prática, podemos tornar mais sensível o controle físico.

Leia mais

Reabilitação Fonatória Pós-operatória

Durante a evolução da doença na prega vocal os mecanismos de compensação da função de fonação vão gradativamente mudando as forças musculares e transformando a condição de suporte do fluxo aéreo. Onde o som que era produzido automático e sem esforço passa a ser produzido com dificuldade e com muita pressão de sustentação. Quando ocorre a mudança das pregas vocais com a cirurgia, existem momentos diferentes de reabilitação sendo necessário respeitar a evolução terapêutica para haver progresso.

Leia mais

Acupuntura

A acupuntura é um método de tratamento com aplicação de agulhas em pontos específicos da superfície corporal desenvolvido na China há milhares de anos e baseado em conceitos filosóficos (Taoísmo), teorias energéticas (Yin/Yang) e fluxo de energias (Qi) que percorrem o corpo (meridianos). A aplicação de agulhas poderia alterar esse fluxo de energia e influir na melhora da saúde física e mental.

Leia mais

Yoga Massagem Ayurvédica - Método Kusum Modak

A massagem ayurvédica ou ayurveda, como também é conhecida, é um dos elementos terapêuticos da medicina ayurveda, ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos. A palavra “Ayurveda” origina-se do sânscrito, antiga língua sagrada da Índia, e é formada pelas palavras Ayur, que significa vida, e Veda, ciência. Sendo assim, Ayurveda pode ser traduzida como “A Ciência da Vida”, “A Ciência da Longevidade” ou ainda “O Conhecimento da Vida”.

Leia mais