Entrevistas
Jô Soares, Mais Você, entre outros
Fantástico – Zezé di Camargo fala sobre a saúde da sua voz
Zezé di Camargo fala sobre a saúde da sua voz, explica tudo sobre os sintomas, causas e aflições que passou. Conta também como foi importante a participação do Doutor Luiz Cantoni em sua recuperação.
Zezé di Camargo fala sobre a saúde da sua voz, explica tudo sobre os sintomas, causas e aflições que passou. Conta também como foi importante a participação do Doutor Luiz Cantoni em sua recuperação.

Luiz Cantoni é otorrinolaringologista e foniatra. Ele já tratou as vozes de cantores e locutores e afirma que qualquer pessoa, com o treinamento adequado, pode cantar. O médico explicou como funcionam as cordas vocais e por que uma pessoa tem voz mais fina ou grave. Jô Soares exibiu uma brincadeira do lutador Anderson Silva, perguntando o que o médico tem contra a voz dele. O médico falou ainda sobre o fato de ouvirmos nossa voz diferente das outras pessoas e o que é bom ou ruim para a voz, como tomar gelado, que, segundo o médico, não causa dano algum à voz.

O locutor da TV Globo Galvão Bueno afirmou, em entrevista à colunista da Folha de São Paulo Mônica Bergamo, que quase precisou ser substituído na transmissão da partida entre Brasil e Holanda, na Copa do Mundo da África do Sul, por causa de um problema nas cordas vocais. “Me apavorei”, contou o narrador, que faz tratamento com remédios receitados pelo médico Luiz Cantoni, que cuida do gogó do cantor Zezé di Camargo.

16 de abril comemora-se o Dia Mundial da Voz. O médico especialista em voz, Luiz Cantoni, que já cuidou de gente famosa, como Xanddy, Carla Perez, Frejat, Maria Rita, Vanessa Jackson, Ana Luiza e Leonardo Miggiorin diz que chega a 30% o índice de pessoas que sofrem algum tipo de lesão na mucosa das cordas vocais. Isso causa desde simples alterações no timbre da voz e até disfonia e afonia (perda quase total da voz).

Quadro “Fora do Ninho”. Estrelas da casa como Otávio Mesquita, Silvio Luiz, Daniela Cicarelli e Patrícia Maldonado passam por aulas que possibilitarão a gravação de um CD e um prêmio ao melhor “cantor”. Daí o nome do quadro e a pergunta “Como eles se sairão estando fora do ninho”?
Quem assiste ao programa se diverte com a irreverência e brincadeiras dos “alunos”, mas também se interessa pelos métodos do Dr. Luiz Cantoni, renomado otorrinolaringologista e foniatra, que tem em seu currículo cursos no Brasil e exterior.

Doutor Luiz Cantoni é médico otorrinolaringologista, foniatra, e músico. Formou-se na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e se especializou em ‘voz’ justamente pela paixão por cantar. Suas cirurgias, na maior parte dos casos, são acompanhadas por terapias e aulas de canto desenvolvidas e ministradas por ele mesmo.
Além do Zezé, o Dr. Luiz Cantoni é médico do Galvão Bueno, e foi responsável pela cirurgia nas cordas vocais do Frejat, oito anos atrás. Em outra parte dessa conversa ele esclarece algumas dúvidas de quem aspira cantar profissionalmente e até mesmo dos cantores de chuveiro.

“Não tem como dizer se há algum problema nas cordas vocais sem um exame, mas o que pode ser notado no Bob Dylan é uma fadiga comum a quem canta sem técnica”, afirma ao UOL Luiz Cantoni, médico otorrinolaringologista que cuida das vozes de nomes como Zezé Di Camargo, Frejat e Galvão Bueno.

O otorrinolaringologista foniatra (área que cuida da fala e da emissão de sons) Luiz Cantoni explicou os benefícios do canto para a saúde. E a dupla Marcos & Belutti também compareceu ao estúdio para uma “canja”.

Voz que sai na secretária eletrônica é a verdadeira, diz professor de canto. Segundo o médico Dr. Luiz Cantoni, a voz é a pele da emoção e é dinâmica, por isso que não exercitá-la pode causar problemas de fadiga e mau posicionamento. Respirar bem e dosar a força para falar devem ser levados em conta antes de pôr a voz para fora, que se torna um cartão de visitas.

Ana Maria recebeu o otorrinolaringologista foniátrico, Luiz Cantoni. Segundo ele, quando a rouquidão dura mais de duas semanas é hora de procurar um médico. O médico disse que a água é mesmo o melhor aliado para manter as cordas vocais hidratadas.

“A gente teve a tranqüilidade de dizer para ele, com uma recuperação rápida, você vai poder voltar a cantar”, responde Luiz Cantoni.
O que Zezé fez foi uma cirurgia delicada nas suas cordas vocais. A cirurgia conservadora, ela é profunda, ela vai ao ligamento a um plano muscular, às camadas profundas da corda e resolve esse tipo de lesão interna, que era o problema dele”, explica o otorrinolaringologista Luiz Cantoni.

Em turnê pela Europa com o irmão Luciano, ele conta da cirurgia e confessa o medo de não mais voltar a cantar.
“Fiquei com muito medo. O primeiro médico que consultei não garantiu que a recuperação da minha voz seria de 100%. Aí fui embora do consultório, não poderia arriscar. Um ano depois em janeiro de 2007, meu produtor, César Augusto, me convenceu a procurar outro especialista. Foi quando encontrei o Dr. Luiz Alian Cantoni. Com ele, senti a segurança de que após a cirurgia teria a mesma voz de antes.”